segunda-feira, 11 de abril de 2016

A Irmandade das Calças Viajantes (1 Livro: Irmandade)


Titulo: A Irmandade das Calças Viajantes
Titulo Original: The Sisterhood of The Travaling Pants
Autora: Ann Brashares
País de Origem: Estados Unidos da America
Língua Natal: Inglês
Gênero: Contemporâneo, Ficção
Categoria: Jovem Adulto
Páginas: 312
Editora: Rocco
Ano de Lançamento: 2003
Estrelas: 4,75/5
Sinopse:

Nada no mundo pode separá-las. Tibby, Carmen, Bridget e Lena são amigas de verdade. Companheiras, cúmplices, confidentes. E a amizade delas, ao que tudo indica, não é pura coincidência. Pode ter acontecido antes mesmo de nascerem, afinal vieram ao mundo em um intervalo de dezessete dias de diferença entre uma e outra. Não é mesmo muita coincidência?
Pela primeira vez, porém, as quatro adolescentes iriam passar o verão separadas. Carmen visitaria o pai na Carolina do Norte. Lena e a irmã ficariam duas semanas na Grécia com os avós. Bridget iria para uma colônia de férias. Tibby tinha escolhido ficar em casa mesmo e começar a trabalhar em uma farmácia. Definitivamente, este seria o verão mais longo de suas vidas.
As quatro decidiram, então, fazer um pacto, ou inventar um código, um elo que as unisse enquanto estivessem viajando. E encontraram a solução num velho jeans comprado no brechó, surrado e desbotado. Aquelas calças que eram tudibom, transformaram-se num símbolo de amizade e passaram a pertencer às amigas igualmente. Surgia, assim, a Irmandade das Calças Viajantes, com direito a cerimônia secreta, juramento e dez mandamentos básicos para o uso do jeans.
Como as Calças, cada leitor será convidado a viver etapas determinantes, momentos intensos, grandes provas, problemas, decepções, emoções, sofrimentos, descobertas, revelações, lado a lado com Tibby, Carmem, Bridget e Lena. As narrativas das quatro protagonistas se entrelaçam para descrever um verão depois do qual tudo será diferente.

Minha Opinião:

Personagens:

Carmen - O prologo é narrado por ela. Ela que comprou as calças em uma feirinha há algum tempo antes do começo do livro. No decorrer do livro vai visitar o pai dela durante o verão inteiro, mas tomo um baita susto quando descobre que ele vai se casar. Em certos momentos se mostra mimada, mas foi a personagem que eu mais me identifiquei.

Lena - A mais bela de todas as meninas. Passa o verão na casa dos avós na Grecia. Lá acaba conhecendo o lindo Kostos, por quem tenta se afastar no começo do livro. O que eu mais amei sobre a personagem foi o fato dela ser bonita, porem não querer ser vista somente como uma menina bonita e sim por quem ela é por dentro, uma ótima pintora. 

Tibby - A unica que fica em casa durante o verão. Ela vai trabalhar em um mercado da cidade e um dia acaba conhecendo a Bailey, uma menina que tem câncer. Ela acaba passando o verão com a Bailey tentando gravar um documentário com as pessoas da sua cidade. Ela e muito diferente das suas amigas, usa percinge e veste se bem desleixada mas tem um coração enorme.

Bridget - A esportista das amigas. Passa o verão em um acampamento de verão para jogadoras de futebol. Lá ela conhece o Eric, um dos treinadores do acampamento, e faz uma missão de sua vida conquistar ele. É a sister com o passado mais sofrido, pois perdeu sua mão para depressão. Apesar de não mostrar muito, isso causou marcas profundas nela.

O que eu achei:

Eu tenho este livro na minha estante há anos, comprei na época em que este livro estava uma febre aqui e no esterior, mas acabei nunca lemdo. O que é uma pena pois eu perdi bastante tempo. 

Este livor é perfeito. A autora consegui colocar equilibrar perfeitamente todos os sentimentos que os personagens estavam sentindo em momentos diferentes do verão, ela mostra como um verão pode mudar tudo. O que mais adorei foi a calça e como ela servi para ser uma metáfora para a vida de cada um. Pois cada uma passa por varias coisas enquanto estão as usando.

Este livro me fez chorar incontáveis vezes. Mas também me fez rir e desejar pular de alegria. Um livro não mexe com minhas emoções assim desde Anjo Mecânico, que eu li há alguns meses, e nem ele mexeu com meus sentimentos no grau de intensidade que este livro mexeu.

Acho que nem preciso falar que eu amei este livro. E mal posso esperar para ler o próximo. 

Recomendo para todos. Independente de seu gosto literário, este livro é um daqueles que vai agradar a todos. 

- Boas Leituras!!!!